Pensamento-cinema 3 – 2014.2

Pensamento-cinema 3 é o terceiro ciclo de um curso de extensão organizado pelo departamento de filosofia da UFT, e conta com o apoio do SESC-TO, em Palmas.

O curso é aberto a qualquer um que se interesse pelo cruzamento de imagem, narrativa e reflexão. Não há qualquer pré-requisito de formação, basta o interesse.

Por que pensar com imagens?

Não se trata, em Pensamento-cinema 3, de expor um conteúdo de pensamento, ilustrando-o com imagens cinematográficas, de legendar o pensamento. Nem, por outro lado, de servir-se do pensamento para interpretar a imagem cinematográfica.

Trata-se, sim, de uma colagem, de uma justaposição de pensamento e de cinema, que manifesta o recobrimento e não a exclusão do ver e do pensar, do visível e do inteligível.

Por que ver e pensar?

Porque o cinema dá a pensar, e o pensamento dá a imaginar (isto é, nos faz ver as coisas de outro modo). O sensível é, em alguma medida (em parte ou totalmente, segundo a orientação do pensamento), inteligível. E a inteligência altera (varia e multiplica) a percepção do sensível.

Justamente, também, porque, em nossas sociedades de espetáculo, não podemos mais, sob o risco fatal de congelar a história da ação humana, ater-nos à atitude de meros espectadores. A ética do espectador (sua transgressão) fundamenta-se no pensar.

O curso se dá em 6 encontros: com 6 temas, 6 palestrantes, 6 filmes. Haverá espaço para debate com o público.

Os participantes poderão participar somente dos encontros que lhes interessar. Serão emitidos, pela UFT, certificados de participação individuais de acordo com a frequência de cada um.

O curso é coordenado pelos professores Gustavo Henrique Lima Ferreira (Teatro) e Leon Farhi Neto (Filosofia). Colabora na coordenação a aluna Elisangela Oliveira Dantas da Silva (Filosofia).


Quinta-feira 18 setembro 2014 19h

Palestrante: Alessandro Pinzani
Título: "MASSA, INDIVÍDUO, PODER".
Filme: "UM DIA MUITO ESPECIAL", 1977, DE ETTORE SCOLA.
JUSTIFICATIVA TEORICA: O filme Um dia muito particular representa de forma dramática a situação do indivíduo em uma sociedade totalitária, escolhendo como casos paradigmáticos um intelectual que está sendo exilado pela sua orientação sexual e uma dona de casa obrigada a permanecer em seu papel de mãe e mulher no contexto de uma família fascista exemplar. O isolamento físico dos dois (os únicos a ficar em casa em vez de participar das celebrações pela visita de Hitler em Roma) é perturbado constantemente pela radiodifusão do evento por altofalantes, que representa quase a única colona sonora do filme.


Quarta-feira 24 setembro 2014 19h

Palestrante: Paulo Soares
Título: A CULTURA COMO FATOR PREPONDERANTE PARA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO
Filme: O ENIGMA DE KASPAR HAUSER (1974), WERNER HERZOG









Terça-feira 30 setembro 2014 19h

Palestrante: Roberto Francisco de Carvalho, Paulo Soares
Título: APONTAMENTOS IDEOLÓGICOS E DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS: OS PERIGOS DA DOUTRINAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Filme: A ONDA (2008), DENNIS GANSEL









Segunda-feira 1 dezembro 2014 19h


Palestrante: Heitor Oliveira
Título: HARMONIA, PROPORÇÕES, CONSONÂNCIAS, DISSONÂNCIAS
Filme:: The Outsider: The Story of Harry Partch
Justificativa teórica: O fenômeno acústico da série harmônica desdobra-se em fenômenos psicoacústicos e culturais: música. A harmonia estrutura-se a partir de proporções, simetria, assimetria, consonâncias, dissonâncias. No plano sonoro e no plano temporal. Da teoria e composição musical à metafísica.




Terça-feira 9 dezembro 2014 19h


Palestrante: Gustavo Henrique Lima Ferreira
Título: MANIPULAÇÕES DO CORPO E IDENTIDADE
Filme: TIME (SHI GAN, 2006), DIR. KIM KI-DUK.
Justificativa teórica: Uma das características do aparato cinematográfico está na possibilidade de uma identificação direta com o espectador, que se constrói a partir da relação com o olhar e a noção de percepção. Partindo dessa ideia, o filme Time (2006), do sul-coreno Kim Ki-Duk, nos permite exercitar um olhar ante o corpo e o efeito de possíveis manipulações desse corpo, que colocam em questão a própria identidade do indivíduo. O objetivo nesse encontro é, portanto, pensar nos reflexos apresentados por essa manipulação do corpo, assim como também na forma como ela se revela, pelo diretor sul-coreano, dentro da própria construção fílmica.


Quarta-feira 17 dezembro 2014 19h


Palestrante: Augusto Perez
Título: NA ILUSÃO DO FLUIDO DESNUDO
Filme: EL PANTOPUESTO, de Augusto Perez
Justificativa teórica: Da catarse ao polimento dos destroços, brilho esgotado, recicladas implosões. A partir da análise das condições humanas da atualidade, serão investigadas algumas possibilidades emancipadoras, através do cuidado do corpo em sua relação com o desenvolvimento do espírito. Contribuições da medicina e dos conhecimentos medicais para uma prática transformadora de si.